Entrega de mudas de palmito pupunha fortalece mercado capixaba para 2020

Compartilhe
O PALMITO pupunha é diferente do palmito tradicional porque rebrota, possibilitando mais de um corte na mesma planta.

 

Com o objetivo de aumentar a produção de palmito pupunha em 2020 e nos próximos anos, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) entregou para sete municípios do Estado mais de 67 mil mudas da planta.

Na primeira fase de entregas, os municípios de Alfredo Chaves, Mucurici, Mimoso do Sul, Baixo Guandu, Jaguaré, Pinheiros e Conceição da Barra foram contemplados por um investimento de R$ 109.907,64.

O valor total de investimento para a aquisição de mudas é de R$ 236.000,00. Recurso que foi adquirido via emenda parlamentar e executado pela Seag. O restante do dinheiro será usado para a compra de mais mudas de palmito pupunha em uma outra fase de entregas.

O palmito pupunha é diferente do palmito tradicional porque rebrota, possibilitando mais de um corte na mesma planta. Além disso, ele pode ser cultivado a pleno sol e tem tempo de colheita mais curto.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, plantas com essa capacidade de produção continuada são fontes de boa rentabilidade para o produtor. “Você planta e pode colher mais de uma vez. O produtor vai ganhar mais e gastar menos, já que não terá o retrabalho de plantar a cada ciclo de colheita”, informou o secretário.