Incaper emite alerta de tempestades em todo o Estado a partir desta sexta

Compartilhe

A coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu na manhã desta quinta-feira (2) um Aviso Meteorológico Especial colocando todo o Estado em alerta para tempestades, com raios, trovoadas, rajadas de ventos e até granizo em áreas isoladas, até domingo (5).

“Nesta sexta-feira (3) a instabilidade ganha força com a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas em todo o Estado. Não se descarta a ocorrência de granizo em pontos isolados. Os ventos sopram de intensidade moderada a forte por todo o litoral” – prevê o Incaper.

De acordo com o Instituto, no sábado e domingo, o nível do alerta é de observação, “devido à tendência para ocorrência de novas pancadas de chuva com trovoadas, ainda de moderada a forte intensidade, em alguns trechos do Espírito Santo”.

No sábado, a Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém as condições de instabilidade em todo o Espírito Santo. “Previsão de pancadas de chuva a qualquer hora em todas as regiões, com riscos de temporais isolados. Os ventos sopram de intensidade moderada a forte por todo o litoral”.

Tempo instável no domingo com ar abafado e pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora, em praticamente todas as regiões capixabas. Há risco de temporais em alguns trechos.

O Incaper orienta que, em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652.