Brasil de Todos os Ritmos acontece online durante a quarentena

Compartilhe

O Festival Brasil de Todos os Ritmos é um projeto voltado para artistas independentes, que acontecerá em Vitória e contempla workshop, concurso cultural e espetáculo com gravação de DVD, e conta com o patrocínio da Vale. Previsto para acontecer em agosto, mas ainda sem data confirmada, o festival encontrou uma forma de se comunicar e dar continuidade durante a quarentena. Criou a Casa de Todos os Ritmos, através do perfil do Instagram @festivalbtr e um canal informativo no Youtube, para contar todos os bastidores da preparação dos artistas para o festival presencial.

Além das informações diárias, de quarta à sábado, acontecem as lives voltadas para o festival e­­­­ mercado fonográfico. Às quartas, o estrategista fonográfico Geovane Bento recebe convidados do mercado da música no quadro Aula ao Vivo, às quintas, o jornalista Edu Henning comanda o Concurso Cultural Novos Brasis com alunos da Rede Pública Estadual de ensino. Às sextas, o coreógrafo Carlinhos de Jesus recebe convidados, com o quadro Bate Papo Com Carlinhos, e aos sábados, show ao vivo com artistas BTR.

PUBLICIDADE

CONTINUA

O festival vai registrar, em áudio e em vídeo, como artistas da nova geração renovam, modernizam e ainda mantém vivos os ritmos mais populares da cultura nacional, além de fomentar o empreendedorismo musical, com o workshop denominado Projeção de Talentos, que traz para os artistas independentes e alunos do projeto Vale Música Serra a oportunidade de aprender sobre a construção de uma carreira artística com o estrategista fonográfico Geovane Bento e seus convidados.

Novos Brasis é o concurso cultural, que movimenta a rede pública estadual de ensino do estado do Espírito Santo, na descoberta de novos talentos. As escolas puderam inscrever seus aspirantes a artistas, de 12 a 18 anos, no mês de fevereiro. Com a transferência de data por causa da pandemia, desde abril as audições acontecem através do perfil no Instagram. Desde o dia 1º de junho, foram abertas novas inscrições, com audições até o mês de julho.

Carlinhos de Jesus, coreógrafo e renomado dançarino, será o mestre de Cerimônias e Diretor Cênico junto com a sua Cia de dança, para a gravação do espetáculo Brasil de Todos os Ritmos, a terceira e última etapa.
Para a gravação do DVD que dá nome ao festival, onze artistas independentes representarão a diversidade cultural brasileira por meio dos nove ritmos mais populares do país, são eles: Axé, Brega, Calipso, Forró, Funk, MPB, Pop Rock, Sertanejo e Samba -, selecionados através de uma curadoria que recebeu mais de 1.000 inscrições durante os meses de novembro e dezembro de 2019. A gravação do DVD também contará com a participação especial da Banda Sinfônica Vale Música.

A ideia é que o projeto seja levado para outros estados, nesse modelo de fomento a novos talentos musicais. A etapa do Espírito Santo é uma realização da empresa LEP Produções, com patrocínio da Vale e o apoio institucional do Governo do Estado através das secretarias de Educação e Cultura.

PUBLICIDADE

CONTINUA

Sem data definida para as fases dois e três, o evento é gratuito, com arrecadação de alimentos para ação social.

PUBLICIDADE

CONTINUA

Informações: www.brasildetodososritmos.com.br
Instagram @festivalbtr
Youtube.com/brasildetodososritmos