Com 1º caso de coronavírus em Ponto Belo, todos os municípios do ES têm contaminados

Compartilhe

PONTO BELO registrou ontem (8) o primeiro caso de coronavírus na cidade .

O Espírito Santo não tem mais nenhum município livre do coronavírus. Ponto Belo, que era o único sem registros da doença até agora, teve o primeiro caso confirmado nessa segunda-feira (8).

A informação foi disponibilizada no Painel Covid, plataforma do Governo do Estado para divulgação dos números. Em todo o Espírito Santo, já são 871 mortes e 20.659 casos da doença.

De acordo com a plataforma, a notificação do paciente aconteceu no dia 28 de maio. Trata-se de um homem, com idade entre 30 e 39 anos, morador do distrito de Itamira. Os dados do Painel Covid-19 mostram, ainda, que ele já está curado.

“Hoje, viemos informar que, infelizmente, registramos o primeiro caso de coronavírus no município. O homem já está curado porque os exames foram recolhidos no dia 25, enviados para o Estado e o resultado saiu hoje. Mas, graças a Deus, esse jovem já está curado”, disse o prefeito, Murilo Coelho (PSDB).

Ao todo, a cidade tem 55 casos notificados, sendo 24 descartados e 30 suspeitos, além do confirmado.

Dias antes, o prefeito, havia atribuído a falta de casos de Covid-19 na região à fiscalização rigorosa de quem entrava na cidade.

Lá, a barreira sanitária é feita dentro dos ônibus intermunicipais. Além disso, cestas básicas estavam sendo distribuídas como forma de manter as pessoas em casa.

Até este domingo (7), a média de isolamento social em Ponto Belo é de 60,39%. Ou seja, a cada 100 moradores cerca de 60 tem respeitado o isolamento social.

O prefeito reforçou a importância da continuidade das medidas de prevenção para que o índice de contaminação não aumente.

“Continuem no isolamento, usando as máscaras, fazendo a higienização. Só através dessas medidas conseguiremos evitar que esse vírus maligno que chegou no nosso município não se propague”, completou.

Mesmo antes do primeiro registro da doença, Ponto Belo já figurava no Mapa de Risco do Governo do Estado com a classificação de risco moderado para a contaminação pelo novo coronavírus.

Isso porque o município faz divisa com Boa Esperança, que é considerada de risco alto para contaminação e decretou isolamento social mais rigoroso para conter doença.

Desde o dia 23 de março, a abertura de templos religiosos e o funcionamento de empresas de construção civil estão suspensos em Ponto Belo.

O comércio essencial funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e não essenciais de segunda a sexta das 10h às 17h. As lojas só podem atender uma pessoa a cada 10 m². Academias e feiras livres estão suspensas.

Todos os moradores com sintomas estão sendo testados. Até o fim da semana passada, a cidade tinha 51 casos suspeitos de coronavírus, dos quais 29 já tinham sido descartados e 22 estavam em investigação.