Epidemiologista explica aumento de casos de Covid-19 no interior do ES

Compartilhe

CIDADES do interior do ES têm apresentado aumento significativo de casos confirmados.

Os casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) estão crescendo nas cidades do interior do Espírito Santo. Em Linhares, o número de infectados aumentou mais de sete vezes em somente um mês. No dia 19 de maio, eram 118; agora, são 934.

Na região serrana, em Marechal Floriano, o número de infectados pelo coronavírus cresceu ao mesmo tempo em que a população da cidade quase dobrou durante a pandemia. De acordo com a prefeitura, isso acontece porque muitas pessoas têm saído da Grande Vitória para passar esse período de isolamento em sítios da cidade.

De acordo com a enfermeira e doutora em Epidemiologia Ethel Maciel, esse fenômeno já era esperado, porque aconteceu em outros estados em que a pandemia estava em estágio mais avançado, como em São Paulo.

“Nós vimos dois fenômenos acontecerem em Estados que estavam em estado avançado em relação a nós, como São Paulo. A aceleração na periferia, em lugares onde antes não tinha a doença; e agora a interiorização. As pessoas saem daqui [da Grande Vitória], muitas com sintomas leves ou assintomáticas, levam esse vírus para o interior sem saber que estão infectadas, e infectam outras pessoas”, explicou.

Outro problema dessas regiões, apontado pela epidemiologista, é que a maioria delas não tem equipamentos de saúde, como hospitais e pronto-atendimentos, que deem conta de uma demanda muito maior do que a dos moradores do município.