Detran|ES investe recursos de multas de trânsito em equipamentos para Polícia Militar

Compartilhe

Os equipamentos foram entregues durante solenidade realizada na Sede do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em Vitória.

 

Visando a melhorar o policiamento ostensivo do trânsito e a garantir maior segurança aos capixabas nas vias urbanas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em ação conjunta, realizou mais uma vez a entrega de equipamentos, nesta terça-feira (22), para a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Para a aquisição desses itens, foram investidos cerca de R$ 3 milhões provenientes de multas de trânsito.

Com a iniciativa, o Detran|ES atende também a uma das obrigatoriedades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran): a aplicação da receita de arrecadação com a cobrança de multas para fortalecer a fiscalização e o policiamento de trânsito. Este ano, o Detran|ES repassou para a Polícia Militar mais de R$ 7.300.000,00.

A entrega dos equipamentos foi realizada na Sede do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que fica no Parque Moscoso, em Vitória. A solenidade marcou o repasse oficial de 115 etilômetros passivos, 30 etilômetros convencionais, três radares móveis, nove drones, oito motocicletas 800 cilindradas e 32 motocicletas 300 cilindradas.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a parceria como um importante auxílio para as ações voltadas à redução do número de acidentes e de conscientização das pessoas, bem como para a educação de trânsito.

“A proteção à vida dos capixabas no trânsito tem sido cada vez mais o foco do Detran|ES. Com o uso da verba obtida com a autuação de multas, priorizamos, também, nesta parceria com a Polícia Militar, a prevenção dos excessos no trânsito. Ou seja, o recurso vindo de erros cometidos nas vias é reinvestido para a prevenção e para um trânsito mais seguro”, afirma Givaldo Vieira.

Os equipamentos entregues serão utilizados nas ações de fiscalização e policiamento realizadas pela Polícia Militar em todo o Estado, com foco em veículos e condutores.

O tenente-coronel do BPtran, Glariston Fonseca, enalteceu a parceria com o Detran|ES e a importância dessa aquisição.

“O dia de hoje é de gratidão. Comprar na administração pública é uma tarefa complicada, que exige ética e muito trabalho. Agradeço a todos os envolvidos pelo suporte e ao comandante-geral, que compreendeu e abraçou desde o início as aquisições propostas, além da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Detran|ES e o Governo do Estado. Do nosso ponto de vista, todas as mortes no trânsito são evitáveis. Para isso, temos que ter o investimento e a conscientização. Hoje, estamos recebendo equipamentos que nos levam a buscar resultados ainda mais favoráveis”, pontuou Fonseca.

Avanços

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou os avanços tecnológicos. “Nós avançamos muito. Estamos expandindo tudo e vamos avançar ainda mais, possibilitando que o próprio cidadão possa registrar a ocorrência de trânsito, sem vítima. Agradeço à dedicação de todos nos temas ligados ao trânsito. O Conselho Estadual vem debatendo e aprovando medidas que vêm para melhorar a nossa atividade. Esse investimento tem que ser celebrado e foi feito a muitas mãos: a do governador do Estado, Renato Casagrande, do comandante-geral da PM, Douglas Caus, do diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e de outras tantas pessoas. O governador tem buscado essa transformação na Segurança Pública, mesmo em um ano muito difícil”, disse Ramalho.

O coronel e comandante-geral da Polícia Militar, Douglas Caus, comentou sobre as dificuldades enfrentadas neste período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e destacou todos os esforços empregados para que o Espírito Santo seja referência na gestão do trânsito.

“Todo gestor sabe como o aumento de recursos é importante em nossas respostas. Esses recursos vão refletir em mais eficácia nas ações de trânsito em fiscalização e prevenção. O material será distribuído para todo o Estado e cabe destacar a parceria com o Detran|ES. São instrumentos modernos, com alta tecnologia. São radares, leitores de placas OCR, etilômetros, motocicletas, bases móveis e viaturas, que, aliados a guincho e pátio, em breve esperamos nos tornar referência nacional em gestão de trânsito”, enfatiza Caus.