Equipe de Operações Táticas da Sejus faz treinamento com NOTAER

Compartilhe

Um intercâmbio de experiências e muito aprendizado. Esse foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Casa Militar, que proporcionou o treinamento nas aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER) para a equipe da Diretoria de Operações Táticas (DOT).

A DOT é responsável por gerenciar intervenções nas unidades prisionais em situações de crise, como forma de restaurar a ordem, além de realizar vistorias e ações preventivas de forma rotineira. Nos últimos dias, toda a equipe teve a oportunidade de, no hangar do NOTAER, receber um treinamento de embarque e desembarque em transporte aéreo.

O diretor da DOT, Vinicius Nogueira, ressaltou que foi um treinamento inédito, ampliando ainda mais a capacidade operacional da equipe da Sejus. “A nossa tropa é especializada em intervenção e estamos sempre buscando capacitações que nos qualifiquem a agir nas operações com maestria. Foi uma oportunidade muito grande receber esse apoio da equipe do NOTAER, receber suas instruções e desenvolver um planejamento para ocorrências que possam demandar um atendimento em conjunto”, destacou Nogueira.

A expectativa é que as tropas realizem novos treinos em conjunto, compartilhando conhecimentos teóricos e práticos em solo e em voo.

Para o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, a integração entre as instituições, além de qualificar as equipes, fortalece a segurança pública.

“A Sejus tem investido na qualificação dos seus servidores. Estamos trabalhando para proporcionar melhorias em todo o sistema prisional, aumentando a capacidade de vagas, na ressocialização, com aumento da oferta de qualificação e trabalho, e no fortalecimento da segurança das unidades. A parceria com outras instituições é fundamental para consolidar e efetivar essas ações, trazendo melhorias e mais segurança para toda a sociedade”, apontou.