São Gabriel da Palha no rumo de se tornar uma cidade inteligente

Compartilhe

São Gabriel da Palha começa a dar os primeiros passos com o Programa ES Inteligente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Nessa quarta-feira (27), o prefeito do município, Tiago Rocha, e secretários municipais estiveram reunidos com os representantes do banco capixaba Paulo Brusqui e Vilker Zucolotto Pessin para falar sobre o assunto. Um dos principais benefícios que os gestores públicos buscam com investimentos em setores essenciais para a população é a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e o desenvolvimento regional equilibrado que, intrinsecamente, estão conectados. Com o Programa ES Inteligente, o Bandes pretende apoiar a melhoria da infraestrutura para os municípios por meio de frentes de trabalho com parcerias público-privadas.

O prefeito Tiago Rocha ressaltou a importância em aderir ao Programa, buscando mais tecnologia, segurança, economia e conhecimento na contratação das empresas que prestarão serviços para São Gabriel. “O Programa promove o desenvolvimento e prepara o município para o futuro. Buscamos, na área de saneamento, inovar e aperfeiçoar uma demanda tão importante como o tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, grandes gargalos”, destacou o prefeito.

Os representantes da Prefeitura estiveram reunidos com a equipe do banco capixaba para entender as oportunidades e os processos de adesão aos programas de desenvolvimento do banco, focando-se, principalmente, nos debates sobre os investimentos voltados para saneamento básico.

“Com investimentos em setores estratégicos para a cidade, como saneamento básico, o município de São Gabriel da Palha entende que garantirá um aperfeiçoamento da qualidade de vida dos cidadãos, bem como conseguirá gerar empregos no norte do Espírito Santo. Além disso, esta reunião serviu para que os representantes municipais intensificassem o seu networking e encontrassem caminhos possíveis que garantam oportunidades de crescimento”, enfatizou.

ES Inteligente

O Programa ES Inteligente, que tem o Bandes como coordenador em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC), é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP). Desse modo, o programa oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, gestão e manutenção de centros de saneamento básico.

O programa de PPPs conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC que permitem uma análise ideal sobre as demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e melhor uso dos recursos públicos, por exemplo, planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

“Com a implementação desse projeto o município abre as portas para o desenvolvimento a partir da implementação de excelentes projetos que conseguem reverter orçamento público em benefícios a uma maior parcela da população. Com esta reunião no Norte do Estado, a localidade se torna um exemplo regional para outros municípios no processo de contratações de altos desempenhos”, afirma o diretor de Negócios do banco capixaba, Marcos Kneip Navarro.